terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO DO SOCORRO - FRUTUOSO GOMES



Em 1943 dona Maria da Luz Câmara e seu esposo Francisco Frutuoso tinham uma promessa para construir uma capela. Nesta época o vigário de Martins era Padre Paulo, que trouxe uma planta do prédio, e ainda em 1943 fizeram barracas  e pediram  contribuições para ajudar da construção. O terreno em parte comprado a seu Manuel Chico e o serviço foi iniciado em 1944 com muitas dificuldades, tendo Chico Frutuoso mandado encostar tijolos, madeira, etc, até que a 27 de junho de 1948, houve a benção da capela pelo Padre Henrique Mitte (do Lima, Patu), feita mesmo com a capela sem piso, patamar, nem portas. Em anos seguintes, após várias arrecadações de ajudas pessoais ou de barracas foram adquiridas as portas, cálices e feito o patamar. Em 1955 foi feito um altar provisório. As festinhas eram realizadas com barracas e as arrecadações eram para o serviço da  capela. A barraca de Dona Maria da Luz sempre ganhava e a sua bandeira era da cor vermelha. A mesma ainda fez barracas por 14 anos.
Sobre as imagens: A de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro foi comprada em Recife, na casa Roma, em 1947 e foi solenemente em 12 de  julho de 1948. Depois veio a imagem de Coração de Jesus adquirida por ajuda  de  Chico Frutuoso e contribuições de pessoas da época. Em 1953 Padre José Trouxe uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que pouco tempo passou aqui voltando a Martins. A seguir Dona Maria da Luz comprou a de Nossa Senhora de Fátima e Raimundo Belarmino doou a de Nossa Senhora da Conceição
FONTE – LIVRO HISTÓRIA DE FRUTUOSO GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS ÁS COISS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO MO A MIM MESMO. AMO AOS MEUS FILHOS E NETOS; AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA

PARÓQUIAS